loader

O Cuidado a Distância

Cuidado a Distância é um projeto que estabelece um vínculo de caráter moral e financeiro entre padrinho/madrinha e crianças em países em desenvolvimento. Nosso maior objetivo é garantir ajuda econômica para que os ‘afilhados’ recebam educação, bens primários e assistência médica que precisam para uma vida digna.

Queremos fazer a diferença e proporcionar às crianças nas situações mais vulneráveis, o acesso a um futuro melhor por meio da educação.

Desde o início, o projeto quis manter a característica familiar: ajudamos instituições que conhecemos de perto. Assim, o padrinho ou madrinha passa a fazer parte dessa família no cuidado da criança e receberá uma ou duas comunicações anuais de seu afilhado ou sua afilhada e da instituição que a acolhe.

“Cuidar é um dos gestos mais profundos do ser humano”.

Para nós, o verbo ‘CUIDAR’ engloba oferecer meios concretos, dar afeto e guiar para o bem, tudo isso sem deixar de respeitar a liberdade do outro.

“Mudando o começo da história, mudamos a história inteira”.

Esse é o impacto que o investimento na primeira infância de crianças que vivem em situações de extrema pobreza pode causar.

Quem cuida, vê o próximo não como um número ou apenas o “beneficiário” de um projeto, mas sim como um irmão.

Como funciona o Apadrinhamento

  • 1. Fazer o Cadastro
    1. O primeiro passo é preencher a ficha de apadrinhamento para confirmar o tipo de doação escolhida e indicar qual continente pretende apadrinhar, caso tenha alguma preferência.
  • 2. Confirmação do apadrinhado
    1. O Escritório de Apoio às Missões, da Fundação PIME Onlus - Itália, irá fazer a ponte entre os padrinhos e as crianças em situação de maior vulnerabilidade. Em seguida, confirmaremos a criança a ser apadrinhada e o seu país.
  • 3. Como o impacto se multiplica
    1. O valor doado irá cobrir os custos de educação, material escolar, alimentação e eventuais despesas médicas.
    2. Usamos um modelo comunitário em que a contribuição vai para cobrir os custos da instituição que viabiliza a educação de todo o grupo.
  • 4. Contato entre padrinho e criança
    1. O responsável de projeto local enviará duas comunicações por ano sobre o apadrinhado. Uma tratando da realidade local e do projeto, e a outra mandando notícias sobre a criança apadrinhada, seu crescimento, sua educação, seu desempenho escolar e outras informações úteis.

Transparência no processo de apadrinhamento

O valor doado pelos padrinhos e madrinhas é repassado ao escritório central do projeto, em Milão na Itália (www.pimemilano.com), que faz o contato direto com cada instituição nas várias missões pelo mundo. Esse escritório conta com mais de 40 anos de experiência e tem como atribuição garantir a destinação dos recursos a projetos que são acompanhados de perto por membros do PIME.

Essa relação pessoal permite não só um controle mais de perto, como também um custo operacional muito baixo. Nosso percentual de retenção sobre a doação é de apenas 8%, sendo destinados 92% para a criança apadrinhada.

A transparência do nosso projeto é garantida pelo controle de uma renomada instituição externa que audita o funcionamento – o Istituto Italiano Donazione. Cfr. http://www.istitutoitalianodonazione.it/it/

Quer ser padrinho ou madrinha?

Clique aqui e ajude a cuidar de uma criança fazendo parte de sua história.